sábado, 1 de outubro de 2011

CURIOSIDADE: Aberturas de novelas que causaram polêmica por causa de nudez!!!



A abertura da novela “Tieta” (1989) mesclava elementos da natureza com a beleza feminina, representada pela modelo Isadora Ribeiro. Hans Donner e a sua equipe fotografaram o litoral de Mangue Seco, no norte da Bahia. As fotos eram projetadas no fundo da cena, e Isadora aparecia em primeiro plano, nua e coberta pela sombra.

A abertura de Brega & Chique, novela de Cassiano Gabus Mendes, Globo, 1987 foi polêmica. Fechando o clip, aparece o modelo Vinícius Nanne absolutamente pelado, caminhando, de costas, como se estivesse com as mãos nos bolsos, sob o tema de Pelado, música do grupo Ultraje a Rigor.O primeiro capítulo foi ao ar dia 20 de abril de 1987. No dia 21, atendendo à inúmeros telespectadores que mostraram-se indignados, Nanne aparecia com o bumbum coberto por uma folha de parreira, colocada eletronicamente.


A novela “Mulheres de Areia” foi exibida pela primeira vez em 1973, mas em 1993 a abertura gerou polêmica por conta da silhueta da atriz Mônica Carvalho. Neste ano (2011), a novela voltou a ser reprisar no Vale a Pena Ver de Novo. Como a antiga tinha cenas que mostravam o corpo da atriz, a Globo afirmou que não era compatível com os padrões morais da atualidade brasileira e refez a abertura.

“Pantanal” foi uma novela escrita por Benedito Ruy Barbosa e dirigida por Jayme Monjardim, Carlos Magalhães, Marcelo de Barreto e Roberto Naar. A trama foi produzida pela extinta Rede Manchete e exibida em 1990, sendo reapresentada quatro vezes, a última sendo na emissora SBT. Leila Lopes nunca participou da novela, mas afirma para todos que esteve no elenco. A polêmica sobre a abertura acontece quando a onça vira mulher e ela aparece nua diversas vezes.

Para a abertura de “Pedra sobre pedra”, exibida em 1992, o designer Hans Donner misturou elementos naturais com a forma feminina. Fez uso da computação gráfica e transformou o corpo da modelo Mônica Fraga em rochas e montanhas. As gravações da abertura foram feitas em Lençóis, na Chapada Diamantina, onde a paisagem natural era ideal para a montagem desejada. Depois, em computador, as pernas de Mônica se transformavam nas margens de um rio, e seu rosto e colo ganharam o contorno da chapada.

Uol Televisão

Nenhum comentário:

Postar um comentário