domingo, 16 de outubro de 2011

VOCÊ SABIA?: Betty Faria ia viver a Viúva Porcina de Roque Santeiro


Se não fosse a Censura Federal, novela teria estreado em 1975

 
Roque santeiro (Foto: Divulgação)Betty Faria e Lima Duarte em cenas de Rque Santeiro: novela foi censurada pouco antes da estreia
(Foto: Divulgação)
 
Você sabia que a atriz Betty Faria gravou cenas como a Viúva Porcina de Roque Santeiro, personagem que foi imortalizado por Regina Duarte?
(Reveja ao lado matéria do Fantástico que fala sobre a novela censurada)
Trinta e seis capítulos de Roque Santeiro (1975) já estavam gravados quando a Delegacia de Ordem Pública e Social (Dops) descobriu que Dias Gomes estava adaptando para a televisão uma peça de sua autoria, “Berço do Herói”. A obra foi escrita por ele em 1963 e vetada pela Censura Federal.
Resultado: A novela acabou sendo censurada às vésperas da estreia. Na época, quem protagonizava a trama era Lima Duarte, Francisco Cuoco e a própria Betty. Em meio à comoção da equipe, a emissora teve apenas três meses para produzir outra novela. Enquanto isso, exibiu-se uma reprise compacta de Selva de Pedra (1972), de Janete Clair.
Só dez anos depois a história de Roque Santeiro, Sinhozinho Malta e Viúva Porcina sairia da gaveta para se tornar um grande sucesso da teledramaturgia brasileira. A versão de 1985 trazia José Wilker na pele do milagreiro Roque Santeiro, Lima Duarte como Sinhozinho Malta e Regina Duarte vivendo a Viúva Porcina.
ALMANAQUE DA REDE GLOBO

Nenhum comentário:

Postar um comentário