sábado, 15 de outubro de 2011

“Fina Estampa”: Globo se esforça para não promover merchandising gratuito



http://natelinha.uol.com.br/img/pag/315x265/img20111014145428.jpgA Globo precisou tomar muito cuidado para não arrumar confusão com um de seus patrocinadores nas novelas.
Apesar da associação direta entre as loterias e a Caixa Econômica Federal, a personagem de Griselda (Lilia Cabral) ficou milionária em “Fina Estampa” ao acertar os números de um jogo de apostas fictício, a “Super Loteria”.
De acordo com a coluna Outro Canal, a emissora não pode usar o nome de uma loteria real como “Mega-Sena” ou “Quina” para não fazer propaganda da Caixa, já que um de seus principais anunciantes é outro banco, o Itaú. Duas empresas do mesmo setor não anunciam no mesmo programa.
Para isso, a Globo usou jogo de cintura e fez Griselda receber os R$ 50 milhões na Caixa, porém investir o dinheiro onde já tem conta, no caso o banco que faz merchandising na novela.
Segundo a coluna, o Itaú chega a investir R$ 7 milhões com ações publicitárias em um folhetim.
Mesmo com todo o cuidado da emissora, a Caixa se beneficiou com a ficção, pois Pereirão aparecia sempre com o comprovante de apostas similar ao da Lotérica.
Procurada, a Globo diz que a referência à Caixa Econômica Federal é natural em uma trama que trata de uma loteria, mas que isso não foi um merchandising.
NaTelinha

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